Contactos
Contactos
CSantos Consultoria
Parceria Primavera
Facturação Primavera Starter, Tlim e Pssst!
Redes - Software
Software necessário e/ou mais importante para servidores
Websites
A importância de um Website para a organização
Redes - Hardware
Servidores, Cablagem, Bastidores, Conectividade, etc.
Parceria Decisor
Anúncio da minha parceria com o ERP Decisor da New Decision
Decisor
O Planeador dos Recursos de Gestão da sua Empresa
MDI Facturação
Facturação Microdigital
Ir para o início da página CSantos Consultoria no Facebook CSantos Consultoria no Twitter Contacte CSantos Consultoria por Skype Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Contactos CSantos Consultoria

Eu?! 
EuzinhoBom, eu sou um tipo pacato, sociável, de boa índole, amigo do meu amigo e, sobretudo, amigo dos meus clientes. Profissionalmente falando, tento sempre ser rápido, eficiente e prestar os meus serviços com o máximo de qualidade, mas é a amizade que define a minha excelente relação com os clientes. 

Nascido em Julho de 1967, comecei nas lides informáticas em Maio de 1990 como técnico de hardware na extinta Moura Relvas Electrónica, representante, à data, de todo o material Epson em Portugal. Cerca de seis meses mais tarde, lá mais para o final daquele ano, aconteceu um pequeno desvio na minha linha de tempo, o que fez com que o meu futuro fosse mesmo a informática e especialmente o software.

msdosA Moura Relvas tinha um gabinete de programação e comercializava software de gestão (Contabilidade, Salários e Facturação). Este gabinete era composto por programadores/técnicos das linguagens de programação "C" e Clipper para MS-DOS, em conjunto com o motor de base de dados DBase. Eu estudava de noite, já no segundo ano do Curso Complementar de Informática, mas a linguagem de programação do meu curso, na altura, era a extinta (e ainda bem) Cobol, linguagem muito trabalhosa, da qual não gostava nada.

Comecei a estudar sozinho aquelas linguagens e dei por mim a começar a perceber, também, alguma coisa de contabilidade, salários e facturação, sempre com a ajuda dos profissionais daquele gabinete. E num fatídico dia de Dezembro de 1990 aconteceu algo inesperado:

ContentorUma das nossas clientes estava desesperada, uma vez que necessitava de colocar um contentor carregado de têxteis no porto de Leixões e o programa de facturação teimava em não emitir a respectiva guia de remessa. Sem este documento, o armador do navio com destino a Angola, não carregaria o contentor e o negócio iria ser desfeito. Todos os meus colegas estavam indisponíveis naquele dia, por variadíssimos motivos, e não restava ninguém para acudir à cliente.

Cheguei perto do Administrador da Moura Relvas e disse-lhe que eu estava perfeitamente preparado para resolver o problema. De início não acreditou, uma vez que até àquela data eu era só o técnico de hardware, mas como a impaciência da cliente era imensa, acabou por ceder e enviar-me à empresa.

Aperto MãoE foi aqui que comecei a praticar a cultura da amizade com o cliente. Quando cheguei à empresa, e convencidíssimo que iria resolver o problema com facilidade, comecei por tranquilizar as meninas que estavam à minha espera, logo com boa disposição e desembaraço. Em 5 minutos a guia de remessa necessária para a expedição do contentor já estava impressa. Depois, então, comecei a reparar o programa para que não voltassem a acontecer problemas daquela natureza.

E pronto, no dia seguinte o Administrador recebeu uma chamada daquela empresa, com a mensagem de que só me queriam a mim, sempre que fosse necessária alguma intervenção ao software instalado. Além de ter resolvido um problema muito grave, que poderia ter terminado um grande negócio, ainda o fiz com um sorriso e com boa disposição.

Foi sempre esta forma de estar que me definiu pelo resto da minha vida informática. Mas há mais, que podem descobrir navegando pelos menus deste sítio, à beira mar programado...

Carlos Santos
 
Sobre Mim
Mt Everest Sketch: Copyright © Prem Gaire