Contactos
Decisor
O Planeador dos Recursos de Gestão da sua Empresa
Parceria Decisor
Anúncio da minha parceria com o ERP Decisor da New Decision
MDI Facturação
Facturação Microdigital
Redes - Software
Software necessário e/ou mais importante para servidores
Websites
A importância de um Website para a organização
Redes - Hardware
Servidores, Cablagem, Bastidores, Conectividade, etc.
Contactos
CSantos Consultoria
Parceria Primavera
Facturação Primavera Starter, Tlim e Pssst!
Ir para o início da página CSantos Consultoria no Facebook CSantos Consultoria no Twitter Contacte CSantos Consultoria por Skype Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Contactos CSantos Consultoria

História - ERPs

A Prégaia, Soc. de Prefabricação, SA (prefabricadora de betão), empresa onde me iniciei na área de redes (que poderão consultar no menu Redes), após muito tempo a "emitir" facturas escritas à mão (literalmente), adoptou o programa SF (Stocks & Facturação) da Moura Relvas Electrónica, a partir de 1992.

Este programa, que já existia em versão ZX Spectrum desde meados dos anos 80, funcionava agora em MS-DOS e já tinha gestão de Terceiros, Encomendas, Facturação e Tesouraria, o que o tornava bastante avançado para a época e, por isso, acabou por tornar-se o software de eleição para a Prégaia. Ligeiramente mais tarde a Prégaia acabou por adquirir, também, o programa de salários e o de contabilidade à mesma empresa.

No entanto, com o decorrer dos anos, com a falência da Moura Relvas e com a evolução da Prégaia, impôs-se a necessidade de um software de gestão mais aproximado ao nível da empresa, que na altura já tinha um volume de negócios muito atractivo. Foi então que se partiu para a diligência de um... ERP. Decorria o ano de 1999.

Após várias reuniões, várias demonstrações e análise de várias propostas, contemplando, por exemplo, o Microsoft Navision ou o SAP, optou-se pelo S4 da Sinfic, uma empresa sediada em Lisboa, com vasta experiência nesta área e com preços muito mais simpáticos. Além da super robusta base de dados em Informix, ainda nos permitia usar um dos servidores que a empresa já possuía na altura (Windows Server 2000), tornando a solução ainda mais barata.

Não foi fácil, de facto, a implementação da nova metodologia, tal como já expliquei AQUI. Foi necessário angariar todos os dados dos softwares antigos (FAST2, MDICont, MDISAL e MDIIMO da Microdigital), convertê-los em tabelas mais ou menos compatíveis e importá-los para o S4. Alguns dados ficaram pelo caminho, mas a vida é mesmo assim, às vezes é preciso libertar-mo-nos do passado para que o futuro se afigure mais risonho. No entanto, continuamos com os softwares antigos, mas desta vez só para consultas dos anos anteriores.

Os utilizadores, que foram os mais resistentes, acabaram mais tarde por achar esta solução muito melhor que a anterior. Basta que é um conjunto de aplicações integradas numa só e com resultados imediatos. Sempre que se lançava um movimento de produção, uma factura, ou um pagamento, era possível consultá-los logo nas outras aplicações inerentes àqueles movimentos.

Um dos grandes sucessos deste software implementado na Prégaia foram os relatórios de suporte à decisão. Um deles, o de produção diária, demorou 1 ano a afinar, mas quando ficou definitivamente pronto, era uma obra de arte. Um relatório que consegue dizer de imediato que um produto de betão, carregado de matérias primas e mão de obra, feito no dia anterior, está ou não a dar prejuízo e ainda dizer em que fase e porquê...

Mas este software está carregado de sucessos...

História ERPs
Mt Everest Sketch: Copyright © Prem Gaire