Contactos
Contactos
CSantos Consultoria
MDI Facturação
Facturação Microdigital
Parceria Decisor
Anúncio da minha parceria com o ERP Decisor da New Decision
Parceria Primavera
Facturação Primavera Starter, Tlim e Pssst!
Redes - Software
Software necessário e/ou mais importante para servidores
Redes - Hardware
Servidores, Cablagem, Bastidores, Conectividade, etc.
Decisor
O Planeador dos Recursos de Gestão da sua Empresa
Websites
A importância de um Website para a organização
Ir para o início da página CSantos Consultoria no Facebook CSantos Consultoria no Twitter Contacte CSantos Consultoria por Skype Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Contactos CSantos Consultoria

Redes - Software


Quando uma empresa começa a evoluir, a crescer tecnologicamente e a aumentar os seus activos, surge a necessidade de controlar toda a informação de forma mais conveniente.

CofreEste controle obriga a que a informação vital e sensível da empresa se encontre centralizada num único local, para que esteja acessível ao maior número de utilizadores e de forma mais rápida e segura. Evita-se, assim, a dispersão da informação por vários PCs, o que provoca demora no acesso e uma perigosa tendência para a perda irremediável de dados, seja por dano, ou por furto.

ServerÉ nesta ocasião que são introduzidos na empresa os servidores, que podem executar muitas e variadas funções e funcionalidades de forma sincronizada.

Um servidor, normalmente, é um computador bastante mais potente que a maioria dos PCs, porque serve o propósito de partilhar aplicações e dados com vários utilizadores em simultâneo, num ambiente multi-tarefa e multi-utilizador.

MS Windows ServerO Software a instalar neste tipo de máquinas também é mais específico do que o de um vulgar PC. O Sistema Operativo, por exemplo, tem de ser baseado em Servidor, tal como o Windows Server 2012 da Microsoft; ou o Unix Open Server 6, da Santa Cruz Operation (SCO); ou o Linux, nas suas versões de servidor.

Exchange ServerEm conjunto com os Sistemas Operativos surgem também os utilitários e as bases de dados orientados para servidor. Nos utilitários podemos considerar, por exemplo, o Microsoft Exchange Server, que serve o propósito de gerir correio electrónico, calendário, contactos, etc, entregando-os em qualquer dispositivo, incluindo os “Smart Phones”, ou telefones inteligentes (iOS, Android, Windows Mobile).

VPNAinda nos utilitários, podemos considerar também, e por exemplo, o servidor VPN (rede privada virtual), que consiste na possibilidade de um qualquer dispositivo com acesso à Internet aceder à Intranet (rede interna da empresa) e consecutivamente aos dados, onde quer que esteja localizado geograficamente.

MySQLA lista de utilitários é extensa, tal como a de bases de dados orientadas para servidor. Por norma, os programas de gestão usam bases de dados deste tipo, desde que funcionem em regime de multi-tarefa e multi-utilizador. As bases de dados mais conhecidas são o Microsoft SQL Server, o Oracle e o Informix. É também usado o MySQL, embora este esteja mais orientado para a Web, uma vez que se encontra sempre num servidor de alojamento de sítios de Internet.

Em resumo, redes de computadores e partilha de informação querem dizer praticamente a mesma coisa, incluindo aqui a segurança acrescida de dados.