Contactos
Parceria Decisor
Anúncio da minha parceria com o ERP Decisor da New Decision
Redes - Hardware
Servidores, Cablagem, Bastidores, Conectividade, etc.
Decisor
O Planeador dos Recursos de Gestão da sua Empresa
Websites
A importância de um Website para a organização
Parceria Primavera
Facturação Primavera Starter, Tlim e Pssst!
Contactos
CSantos Consultoria
Redes - Software
Software necessário e/ou mais importante para servidores
MDI Facturação
Facturação Microdigital
Ir para o início da página CSantos Consultoria no Facebook CSantos Consultoria no Twitter Contacte CSantos Consultoria por Skype Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Contactos CSantos Consultoria

Sítio Vilanovense.pt - A História

O Vilanovense.pt é um projecto que conta já com cinco anos e meio. Surgiu de várias necessidades, destacando as principais: 

Até 2012 existiam inúmeros blogues e páginas de Facebook referentes a cada escalão  do Vilanovense FC que competia naquela época específica. Estes locais de Internet, criados na maioria das vezes pelos pais dos atletas, iam sendo abandonados à medida que as épocas acabavam e os jogadores subiam de escalão. 

Quando os adversários, ou outras entidades, necessitavam de saber informações oficiais do Clube esbarravam em tanta informação díspar, desordenada e muitas vezes errónea, que acabava por dificultar a vida daqueles. 

Também surgiu a necessidade de existir um sítio oficial para os comunicados de direcção, anúncios de assembleias gerais, ou qualquer outra informação oficial da colectividade. Um sítio que pertencesse única e exclusivamente ao Clube e à direcção, ou direcções, como explico a seguir. 

O sítio começou a ser construído a partir do telhado, literalmente. Comecei por idealizá-lo pelo cabeçalho, estando sempre convicto que o resto das ideias iriam aparecer à medida que o ia desenvolvendo. E assim aconteceu. O cabeçalho foi sofrendo sucessivas alterações ao longo dos tempos até hoje. 









Na altura o CSS, um componente das linguagens de programação para a Internet, que permite melhorar e embelezar determinados aspectos, tais como o tipo de letra, o tamanho da letra, arredondamento dos cantos, etc., ainda estava numa versão intermédia. Por isso tive de recorrer muitas vezes a editores de imagens para conseguir uma aparência mais ou menos agradável à vista. 


(Recomendo vivamente o PhotoScape, que pode descarregar aqui, um utilitário excelente, totalmente gratuito e livre de vírus e publicidades) 

Uma grande preocupação foi criar uma secção própria para todas as notícias do Clube. Esta secção teria de ser a mais visível de todas, uma vez que o objectivo principal era a publicação de todas as notícias oficiais. O local mais visível é mesmo o centro da página. Tudo o que está à volta da secção das notícias são outras informações menos voláteis, tais como publicidade, anúncios, etc., e: 

O menu. Qualquer página de Internet deve ter um menu estruturado por forma a que quem visita o sítio tenha acesso a toda a informação de forma rápida e eficaz. 

A colectividade tem três secções distintas: o Vilanovense FC, para os escalões de competição jovem (dos Sub10 aos sub17); o Vila FC para os Juniores e Seniores (Masculinos e Femininos) e a escola de formação denominada Centro de Formação do Vilanovense. Foram criadas estas secções no menu para ser mais fácil obter informação mais pormenorizada sobre cada uma. 

Ora um sítio de Internet referente a um clube também tem, como é óbvio, de incluir calendários, resultados e classificações. Recorri à linguagem de programação PHP e à base de dados MySQL e criei uma estrutura para inserir, actualizar e mostrar todos os resultados referentes aos escalões do Vilanovense FC e Vila FC. 

As restantes evoluções foram surgindo com o tempo e com a minha disponibilidade, tais como, os resultados e os destaques em painel rolante, fotos e informações em destaque, num outro painel rolante, melhoria do aspecto do sítio, etc… 

O Sítio do Vilanovense FC tem sido transversal às direcções. Desde 2012 já conheceu três direcções e/ou comissões administrativas. A ideia base é que o sítio pertença ao Clube e à Colectividade, podendo assim perdurar pelo tempo que lhe for permitido, mudando ou não as direcções. 

Esta tem sido a minha luta ao longo destes cinco anos e meio…