Contactos
Parceria Decisor
Anúncio da minha parceria com o ERP Decisor da New Decision
Contactos
CSantos Consultoria
Redes - Software
Software necessário e/ou mais importante para servidores
Websites
A importância de um Website para a organização
Redes - Hardware
Servidores, Cablagem, Bastidores, Conectividade, etc.
Decisor
O Planeador dos Recursos de Gestão da sua Empresa
Parceria Primavera
Facturação Primavera Starter, Tlim e Pssst!
MDI Facturação
Facturação Microdigital
Ir para o início da página CSantos Consultoria no Facebook CSantos Consultoria no Twitter Contacte CSantos Consultoria por Skype Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Contactos CSantos Consultoria

Clouds e Segurança - Contactos

SmartphoneEstamos a entrar numa era em que guardamos mais informações e mais importantes no telemóvel ou no Tablet do que no PC. Basta que a informação naqueles dispositivos está mais facilmente acessível em qualquer lugar. De facto, há 10 anos quem vaticinaria que os PCs e os Portáteis iriam ser largamente ultrapassados por estes dispositivos? Bem, o Bill Gates quase adivinhou…

Mas agora levanta-se um novíssimo problema:
Estes dispositivos, por serem demasiado pequenos, podem sofrer muito facilmente acidentes graves, tais como, roubo, danos graves ou perda por descuido, que podem levar a perda irremediável das tais informações mais importantes. Imagine, por exemplo, ficar sem a enorme quantidade de contactos que tem depositados no seu telemóvel.

Para que isto não se torne um problema demasiado sério, sugiro a salvaguarda de toda essa informação na Web, nas clouds gratuitas existentes. E são muitas, nomeadamente, Dropbox, OneDrive, OpenDrive ou, claro, o Google Drive.

Já falaremos mais deste último, mas antes há que de admitir que para que isto seja possível é necessário ter uma ligação à Internet. Mas mesmo que não tenha uma ligação 3G ou 4G no seu dispositivo, pode sempre em casa, ou em casa de um amigo, fazer correr estas funcionalidades a partir da Wireless de lá de casa.

Google AppsA Google tem uma carrada de aplicações para poder, de forma totalmente gratuita, sincronizar toda a informação vital dos seus dispositivos. E vou começar exactamente por… contactos. Como conseguir que os meus contactos fiquem definitivamente guardados e, mais, como poderei sincronizá-los com outros dispositivos em qualquer altura?

ATENÇÃO: esta operação pode fazer com que fique com os contactos duplicados na conta Google, por isso deve avaliar se tem os mesmos contactos repetidos em várias das suas contas. De qualquer forma pode, depois da operação, eliminá-los um a um.

Pois bem, no caso dos dispositivos Android, a primeira coisa a fazer é confirmar se a conta Google se encontra convenientemente configurada, apesar de ser quase obrigatório ter uma conta GMail para que o dispositivo funcione correctamente.

Para isso, devemos aceder ao ícone das Aplicações Apps e tocar em Definições Definições. De seguida deve procurar e tocar na opção CONTAS/SINCRONIZAÇÃO/CÒPIA que, dependendo do dispositivo, poderá encontrar na secção Pessoal ou na secção Geral:

Pessoal - Contas & Sicronização Geral - Contas e Cópia de Segurança

Aqui deve tocar na conta Conta Google (Se não existir, tem de adicionar).

Ok, vamos então tocar em cima do seu endereço de GMail e activar a opção Contactos:

Conta GMail Sincronizar Contactos

Se reparar com atenção, aqui pode activar muitas outras sincronizações, para salvaguardar outras informações, mas voltaremos a este assunto em próximos artigos.

Pronto, agora vamos voltar para o ecrã principal e tocar em Telefone: Telefone ou Telefone

De seguida, vamos seleccionar a visualização dos nossos Contactos, tocar nos 3 pontinhos no canto superior direito e seleccionar Juntar Contas (Samsung):

Juntar Contas

Nos HTC terá de fazer deslizar todo o ecrã várias vezes para a esquerda até aparecer por baixo de Lista Telefónica o tipo de contacto seleccionado (secção PESSOAS). Depois tocar nos 3 pontinhos no canto superior direito, seleccionar Gerir Contactos e no menu seguinte tocar em Copiar Contactos (HTC):

Gerir Contactos   Copiar Contactos

Agora vamos ter de indicar ao dispositivo para que conta queremos nós fundir todos os contactos.

Samsung:
Seleccionar Conta - Samsung   Confirmar Conta - Samsung

HTC:

Copiar de - HTC Copiar para - HTC Confirmar Conta - HTC

E pronto! 

Agora, no PC, abra uma nova janela no seu navegador, vá a www.google.pt, clique no botão das Aplicações Aplicações Google e procure o ícone contactos Contactos Google.

Se quiser ir directamente para lá clique em www.google.pt/contacts.

A partir daqui pode controlar os contactos repetidos, eliminando-os, ou executar qualquer outra operação que necessite para melhorar os seus contactos. Dependendo do número de contactos a sincronizar, pode ter de esperar alguns minutos até que todos os contactos fiquem definitivamente copiados.

No seu dispositivo portátil também deve indicar a conta Google como sendo a única conta de contactos, para que sempre que insira, altere ou elimine qualquer contacto, esta operação seja reflectida em todos os dispositivos.

Samsung:

Samsung Definições

 Contactos a Apresentar  Seleccionar Google

HTC:

Lista Telefónica - HTC Conta Google - HTC

Daqui em diante, sempre que configure esta conta Google em qualquer dispositivo, estes contactos serão automaticamente sincronizados, tendo, assim, os contactos salvaguardados e a possibilidade de os poder ter sempre disponíveis onde quiser.